terça-feira, 1 de março de 2016

                                         PREVENÇÃO É A MELHOR OPÇÃO


              Marcos A Souza
     Técnico em Segurança do Trabalho e Turismo







     
      Qual o a importância você dá ao item Segurança ao planejar sua pescaria dos sonhos?

      Afinal de contas foram muitos meses ou até anos de economizando e comprando equipamentos para a realização deste sonho.
      É claro que achamos que nada de ruim irá acontecer pois estamos preocupados apenas com a diversão, desde modo esquecemos de coisas básicas como verificar se a empresa que contratamos para nos levar a aventura  de pesca tem uma estrutura básica para nos atender ou nos socorrer caso aconteça algo inesperado.
      Mas não devemos confiar ou deixar estes cuidados com a nossa segurança somente com os outros, temos que tomar algumas providências que garantam o minimo de segurança para nós mesmos e para o grupo se possível.
      Devemos ter em mente que os dois principais fatores de que podem levar a um acidente é a Imprudência e a Imperícia:

Imprudência é quando você ciente que algo é perigoso seja ele um ato ou equipamento, e se arrisca fazer ou usar e tem certeza que pode se ferir ou a outros.
Imperícia é fazer algo ou utilizar equipamentos que não conhece ou saiba como como usar colocando sua vida em risco ou de outros.

      Vemos muito isso quando pescadores navegam sem coletes Salva-Vidas, pilotam embarcações velozes em locais que não conhecem e podem a vir se chocar com galhadas e pedras nos rios e mares vindo a naufragar.
       Não usam boné, luvas, alicates e óculos polarizados ao pescarem com iscas artificiais sendo que estes podem impedir acidentes graves com anzóis, garatéias e ferrões de peixes.
        Se expõem aos raios nocivos do sol sem usarem protetor, camisas calças próprias para este fim, bonés, chapéus, óculos polarizados e os mais recentes buffs (cones de tecidos que protegem o rosto e a cabeça).
        Pescadores que se arriscam pescando durante tempestades com descargas, não se atentando que seus barcos na maioria das vezes são fabricados em alumínio e que no meio de uma represa ou em alto mar podem ser alvos fáceis e raios.
        Deste mesmo modo pode acontecer com quem utiliza varas de grafite e fibra de carbono excelentes condutores de energia, e que alguns fabricantes alertam seus consumidores através de um pequeno adesivo no blank próximo ao cabo que esta não deve ser utilizada em caso de tempestade com descargas elétricas ou seja raios. Poucos se atentam a este aviso pois está em inglês.
        Voltando a pescaria dos sonhos fiquem atentos as normas de segurança e questione sobre coisas básicas a seu agente de viagem se a estrutura seja ela pousada, hotel, acampamento ou barco hotel, possui coletes Salva-Vidas para todos, funcionários preparados para efetuar primeiros socorros  e kits básicos para este fim. Pois na maioria das vezes não existe hospitais próximos desta estruturas.
         
         Fiquem atentos a sua segurança pois a final de contas o que você quer é se divertir e capturar grandes peixes e viver grandes emoções não se arriscar e se acidentar voltando mais cedo para casa e frustado.

            E lembre-se "Prevenção é Sempre a Melhor Opção"



Nenhum comentário: