segunda-feira, 6 de junho de 2011

ESCOLHENDO BEM , PESCANDO BEM

Pacotes de Pesca


Texto:
Marcos A Souza



Para se realizar uma boa pescaria é preciso um cuidado especial na hora de escolher os equipamentos que serão utilizados, os quais deverão ser específicos para cada modalidade e espécies de peixes a serem pescadas.
Isto para que a decepção e a frustração não tomem o lugar da diversão e da emoção.
Este mesmo cuidado deve ser tomado também ao escolher um pacote de pesca, seja este próximo ou distante de sua residência. É importante que este pacote tenha tudo aquilo que você esteja procurando.
O profissionalismo deve ser priorizado, portanto procure uma agência que seja realmente especializada neste seguimento, e que tenha profissionais que conheçam bem os locais onde você deseja realizar sua pescaria.
Isto é importante porque o agente poderá lhe dar ótimas referencias do local, isso lhe dará mais segurança na hora de adquirir o pacote da pescaria dos seus sonhos.
Quando se pretende ficar em contato direto com a natureza, como é o caso do turismo de pesca esportiva, itens como; segurança e conforto devem ser observados cuidadosamente.
Portanto de preferência as agencias que dão prioridade a estes itens, informe-se sobre os meios de transporte e hospedagem do local, limpeza e higiene são importantes em todas as dependências por mais simples que sejam principalmente na cozinha uma simples dor de estômago causada por alimentos mal conservados, pode se tornar muito grave quando alguém se encontra no meio da selva amazônica e a milhares de quilômetros de um hospital.
Profissionais especializados e com bom conhecimento da região, e utilização dos equipamentos de pesca (barcos, motores elétricos, GPS (se for em mar aberto), carretilhas, molinetes, iscas artificias), isso no caso de você não ter muita intimidade com os mesmos.
Verificar se todas as embarcações possuem coletes salva-vidas e bóias secas, sendo os coletes compatíveis com o peso dos pescadores, estes também devem estar em bom estado de conservação sem furos ou rasgados e com seus apitos fixados nos mesmos. Observe também a embarcação esta não deve, mas se apresentar algum vazamento não deve ser excessivo ao ponto do guia ter que esgotar várias vezes durante a pescaria, caso isso aconteça peça a substituição da desta, pois além do incomodo de ter seus equipamentos de pesca molhados esta embarcação pode vir a naufragar causando danos ainda maiores, portanto dê prioridade à segurança.
Solicitem ao seu agente quais são, e os valores das despesas extras tipo; gasolina, iscas vivas, bebidas (peça isso por escrito), pergunte qual quantidade média de gasolina e iscas vivas se gasta por dia de pescaria, assim você terá noção do quanto vai gastar além do valor do pacote.
Se você é praticante do pesque e solte e o local escolhido para sua pescaria não adota esse sistema, verifique se haverá algum desconto no pacote, pois a agência não terá despesas com armazenamento e transporte do seu pescado, podendo isentá-lo disto ou se possível este valor ser abatido de seu pacote.
Veja se a empresa lhe fornecerá um seguro de viagem, ou você terá que fazê-lo a parte e quanto isso lhe custará a mais.
Lembre-se que o seguro protege não só você, mas também as suas bagagens verifiquem isso com calma para não se arrepender depois.
Pergunte se a saída para viagem será de sua cidade, caso tenha você tenha que se deslocar até outro local para fazê-lo, e se estas despesas ficaram por sua conta ou a agencia irá se responsabilizar pelas mesmas se possível, quanto isto custará.
Esta pescaria será a realização de um sonho, e se você não se preocupar com esses detalhes antes de fechar o pacote, o mesmo pode se tornar um pesadelo muito caro.
Na área de turismo costuma-se dizer que um turista satisfeito comenta com mais dez, e o insatisfeito com mais cem.
Então se você pretende adquirir seu primeiro pacote de pesca, e não tem noção de como e onde faze-lo, procure saber de quem já os adquiriu e peça referencia de algumas agencias, e se você não conhecer ninguém que os tenha feito.
Faça uma lista com pelo menos dez agencias conhecidas visite-as ou peça que lhe passem estas informações que acabei de passar.
As que lhe fornecerem mais detalhes ou entrarem em contato para lhe esclarecem mais dúvidas deverão ter sua atenção.
Mas fique despreocupado, pois existem varias agências sérias especializadas no segmento de pesca esportiva em nosso país, e que prestam excelentes serviços, estas possuem ótimos roteiros para que você pescador possa realizar sua pescaria em várias regiões do Brasil e até no exterior.
O pescador terá a sua disposição uma grande variedade de estruturas de hospedagem como Pousadas, Hotéis Fazenda e Barcos Hotéis, todos esses contam com excelentes equipamentos; como barcos seguros e confortáveis preparados para atender as necessidades dos pescadores. Além disso, o pescador terá a sua disposição empresários e profissionais com vasto conhecimento e preparados para atendê-lo dentro deste segmento.
O valor dos pacotes depende da distância e das condições de pesca, quanto mais e longe e inexplorada (menos pescada) a região, mas também o pescador terá certeza de se confrontar com grandes peixes de várias espécies, e em quantidades que ele nunca sonhou em capturar em um só dia. Bastando para isso escolher a época certa de cada região de pesca.
Bom agora é só decidir que peixe irá pescar, onde, como e procurar a agência que irá levá-lo da melhor maneira nesta aventura.
Aproveite o máximo de sua aventura de pesca, faça novos amigos e adquira novos conhecimentos com eles e repasse os que você sabe, observe a natureza e tudo de maravilhoso que ela tem a nos oferecer para que você tenha mais motivos para preservá-la e tire muitas fotos para mostrar e provar para os que ficaram que você não é um pescador mentiroso.


Boa pescaria.



Dicas:

Uma das preocupações de quem vai participar pela primeira vez de uma excursão de pesca fora de sua região, é que tipo de equipamentos deve usar?
Nestas horas é bom que o pescador procure saber na agencia quais os equipamentos mais indicados para os peixes que ele irá encontrar nos locais de pesca.
É importante saber: tamanho e libragem das varas, carretilhas e molinetes mais indicados, linhas mais usadas e seus diâmetros, anzóis quantidade mínima e tamanha, chumbada com seus respectivos pesos, modelos, tamanhos e quantidade mínima.
Isto tudo especifico para cada peixe, veja também se haverá limite de carga, pois alguns pacotes contam com deslocamentos em pequenos aviões os quais não podem transportar muita carga devendo o pescador levar estritamente o necessário.
Verifique se sua carteira de vacinação está em dia, e caso não procure se imunizar antes da viagem. Sua licença de pesca também deve estar dentro do ano vigente, caso esteja para vencer renove-a.
Faça uma pequena caixa de primeiros socorros contendo, analgésico, antitérmico, curativos e os demais remédios que você costuma tomar. No caso de você fazer uso de medicamentos controlados, informe isto aos guias no local de pesca para que caso você esqueça ou precise usá-lo com urgência.
Use roupas leves e que permitam a transpiração, protetor solar deve estar sempre à mão e deve ser repassado a cada duas horas, o uso de óculos polarizados também é recomendado tanto para proteção solar quanto para evitar acidentes mais graves com iscas artificiais e anzóis caso venham a acontecer.
Muito cuidado ao tirar e manusear os peixes com anzóis e iscas artificiais, tenha sempre a mão um alicate para imobilizar (boga grip) o peixe pela boca e outro para retirada de anzol.
Se for fotografar ou filmar os peixes com iscas artificiais e anzóis ainda presa a boca dos mesmos, use sempre o alicate imobilizador, tenha cuidado redobrado com peixes de dentes afiados e pontiagudos e que tenham ferrões como os bagres.
Mantenha-se sempre hidratado com água potável, mineral ou suco natural, se for consumir qualquer tipo de bebida alcoólica durante a pescaria que seja com moderação, para não acabar mais cedo com a sua pescaria e de seu parceiro.
Por último não dispense o uso do colete salva-vidas durante a navegação de ida e volta aos pontos de pesca, afinal de contas você quer se divertir, mas que seja com segurança e prudência.



Agências & Consultoria

http://www.fishingbusiness.com.br
www.nascimento.com.br
http://www.coobrastur.com.br/
http://www.pescaventura.com.br/

Nenhum comentário: