terça-feira, 19 de janeiro de 2010

ISCAS ARTIFICIAIS

Pescar com iscas artificiais é simplesmente espetacular, só mesmo quem já teve o prazer de fazê-lo pode explicar a sensação de ver o peixe atacar um pedaço de acrílico ou metal inanimado, que através de suas mãos e um bom equipamento de pesca cria vida e movimentos imitando com perfeição um pequeno peixe.

Para você que pretende ou está iniciando nesta modalidade de pesca, algumas dicas são sempre bem vindas.
O primeiro passo é definir que peixe ou peixes irá pescar com as mesmas, assim também ficará fácil definir também os outros equipamentos como varas, carretilhas, molinetes, linhas etc.
Importante também é não sair comprando iscas só por que elas são bonitas ou muito coloridas, por isso que é importante definir os peixes a serem pescados, pois cada espécie se alimenta de diferentes presas, isso também vai depender da região onde as mesmas se encontram e as condições dos rios.
É claro que você não poderá ser dificil visitar antecepadamente os rios, e descobrir que iscas mais se assemelham com as que você deverá adquirir (o que seria ótimo por sinal), portanto você precisará se informar, nesta hora os amigos, vendedores experientes, revistas, sites e blogs especializados em pesca podem ajudar muito.
Isso para que você não compre um monte de iscas que nunca irá usar, tornando-as um gasto desnecessário.
Depois que você decidir que peixe pescar, procure por iscas de cores básicas como branca escura em tons de preto, cinza, marrom, verde e azul. Geralmente os pequenos peixes têm dorso escuro nos tons de verde, azul e marrom, sendo seu ventre branco ou prata.
Muitos ou a maioria dos peixes usam o ambiente onde vivem para se disfarçar (mimetismo), portanto estas cores irão lhe ajudar quando encontrar águas azuis (mar), marrons ou escuras (barrentas) ou verdes (a maioria dos rios represados).
Alguns peixes como os oceânicos, ou que vivem nos dois ambientes (água doce e salgada), também se alimentam de pequenos crustáceos fique atento a isso.
O tamanho das iscas também é importante observar, se você irá pescar em rios e represas não compre iscas muito grandes, as médias dão bons resultados posso dizer isso por experiência própria.
Agora se você vai pescar nos rios da Amazônia e Pantanal, é bom ter iscas de todos os tamanhos, pois você irá encontrar peixes de todas as espécies e tamanhos também. Portanto uma boa variedade de cores também será necessária dentro das já indicadas.
As iscas artificiais são divididas em:

Superfície, estas iscas quando arremessadas e recolhidas não afundam ou mergulham e retornam a superfície rapidamente, e quando em repouso permanecem na superfície. Em minha opinião são as mais emocionantes quando se pesca peixes como o tucunaré.

Meia água, estas possuem uma pequena barbela ou boca, quando recolhidas mergulham e nadam a uma profundidade razoável (1mt). É muito usada na pesca do dourado em águas rápidas e peixes marinhos, também é muito úteis quando o tucunaré não ataca as iscas de superfície.

Profundidade, possuem barbela comprida ou são feitas em chumbo, no caso das com barbelas quando recolhidas mergulham bem fundo ultrapassando mais de 2 mts de profundidade, as iscas de chumbo ou jigs são soltas ou arremessadas e quando as mesmas chegam ao fundo do rio ou determinado ponto no mar, são recolhidas com pequenos puxões o que dá ação as mesmas. Estas iscas são muito produtivas na pesca de peixes marinhos.

Soft baits, são iscas feitas em silicone e podem imitar peixes, crustáceos, minhocas e insetos, são muito produtivas na pesca de peixes como Black Bass.

Fly, são confeccionadas com pelos de animais, penas e vários tipos de materiais sintéticos, podem imitar peixes, crustáceos e insetos em todas suas fases de desenvolvimento. Estas são a principio eram usadas na pesca de trutas e salmões em rios de águas rápidas e geladas, porém hoje é possível se pescar várias espécies de peixes com estas iscas. Porém é preciso usar um equipamento especifico para esta modalidade de pesca. Falaremos sobre isto em pescando com moscas.
Estas são algumas dicas básicas sobre iscas artificiais, é claro que são baseadas em meus estudos e experiências pessoais.

Agora quando forem adquirir suas iscas, recomendo que procurem empresas especializadas neste segmento, eu particularmente faço isso e sempre recebo boas dicas e faço compras produtivas.

Um bom profissional que gosta de pescar poderá ajudar muito e fabricantes que valorizam seus consumidores também, abaixo deixo uma excelente referência entrem em contato com eles e esclareçam outras dúvidas que tiverem.

"O pouco que sei aprendi com pessoas que sabiam mais que eu".


www.zagaialures.com



Excelentes Pescarias

Marcosfisherman

Nenhum comentário: